Relação Fertilidade e Tabaco *Publicado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva-ASRM
Se estás a pensar ser pai ou mãe e és fumador, gostava de te trazer alguma informação de forma a te consciencializar do tanto que o simples hábito de fumar pode trazer-te no futuro;
- Homens e mulheres que sejam fumadores tem 3 vezes mais probabilidades de sofrerem de infertilidade comparado com não fumadores. Sabias?
Pois é, se és Mulher, sabe que, os estudos atuais mostram que 13% da infertilidade feminina pode ser atribuída ao cigarro. Lembrando que, 10 cigarros por dia já são o suficiente para prejudicar a TUA Fertilidade.
A Infertilidade Feminina pode acontecer pela diminuição da qualidade dos óvulos, alterações na ovulação, e diminuição da quantidade de óvulos.
O hábito de fumar está associado a um aumento no risco de abortamento (aumentando em até 27%) e gravidez ectópica (gravidez nas trompas).
Na gravidez, pode aumentar o risco de aborto espontâneo, malformações do feto e diminui as % de ter um parto natural.
Mulheres tabagistas crônicas tendem a entrar mais cedo na menopausa (um a quatro anos antes), o que pode ser atribuído à aceleração da diminuição da reserva ovárica.
O cigarro na gravidez prejudica a fertilidade dos descendentes assim como pode condicionar o seu aprendizado.
Para Ti Homem, sabe que a Infertilidade Masculina dá-se pela menor qualidade de sémen produzido, pela diminuição do nº de espermatozoides, e pelo aumento na % de espermatozoides com anomalias devido à fragmentação no DNA.
Além de tudo o anteriormente referido, os descendentes de fumadores têm também uma maior probabilidade de sofrer de cancro no futuro.
Espero ter conseguido passar a mensagem do quanto é importante deixares de fumar. Agora que dispões de toda esta informação, decide, e se não o fizeres por Ti, fá-lo pelos teu Filhos. Eles vão-te agradecer-te no futuro, teres decidido hoje, assim como tu próprio/a.
Pensa nisso 😉